Essa torta esteve presente em toda a minha vida, nos almoços comemorativos com a família, e é receita da minha avó paterna. É a melhor torta do mundo, na minha opinião, porque reúne o azedinho do limão com o doce do recheio. Não é aquele doce tão doce que faz cócegas no céu da boca, e encanta a todos que a experimentam. Agora, aos (já) 30 anos de idade, tomei coragem e pedi a receita para minha amada avó, e tive o prazer de descobrir que ela não é difícil de fazer! Mãos à obra!
Ingredientes para a massa
15 colheres de sopa de farinha de trigo
1 e 1/2 colher de chá de fermento
6 colheres de sopa de açúcar
3 gemas
200 g de manteiga sem sal
Ingredientes para o recheio
1 lata e 1/2 de leite condensado
Suco de 1 laranja
Suco de 2 limões
Ingredientes para a cobertura
3 claras (aquelas das gemas usadas na massa)
6 colheres de sopa de açúcar
2 gotas de essência de baunilha
Pitada de sal
Modo de preparo
Primeiramente, unte uma fôrma de fundo removível de cerca de 25 cm de diâmetro. Prepare a massa: junte todos os ingredientes até formar uma farofa úmida. Cubra o fundo e as laterais da assadeira com essa farofa, apertando com os dedos até que a massa esteja moldada à fôrma. Reserve.
Misture o leite condensado com os sucos dos limões e da laranja. Jogue sobre a massa.
Bata as claras com o açúcar e a baunilha em ponto de neve bem firme. Cubra o recheio com esse merengue. Se desejar, decore com raspas de limão. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que a cobertura e a massa estejam douradas. Sirva fria.
E você, leitor? Qual foi a sobremesa que marcou sua vida?
Boa semana!
No comments:
Post a Comment