Saturday, June 4, 2011

Côtes du Rhône - inesquecível


 Publiquei alguns posts sobre o almoço de Dia das Mães que fiz aqui em casa. Na ocasião, eu e o super marido fomos presenteados pelos meus avós paternos com uma bela garrafa de vinho tinto. Desde então, ela ficou guardada à espera do dia ideal. Semana passada chegou o frio, e com ele também a vontade de comer queijos, pães e pizzas (ai meu Deus, o que será do meu corpitcho com essa dieta?!). Certa noite, pizza na mesa, resolvemos degustar o presente - um Côte du Rhône safra 2008. Um espetáculo. Tinto que não é doce (tenho horror a vinho doce) nem azedo, frutado na medida certa, encorpado, e assim, sem medo digo que foi o melhor tinto que já tomei na vida. E olha que já tomei vários.
 Curiosa e interessada no assunto, fui pesquisar sua origem. Rhône é uma região vinícola da França, que originou o Côtes du Rhône, uma AOC (Appellation d`origine contrôlée), ou vinhos de origem controlada que são fabricados em ambas as margens do Rio Ródano, integrando a Região Vinícola do Vale do Ródano. Foi na segunda metade do século XX que os Côtes du Rhône começaram a alcançar o prestígio que têm hoje em dia. Suas terras de produção alcançam cerca de 50.000 hectares compreendidos entre Viena, ao norte, e Avignon, ao Sul, produzindo vinhos tintos em sua maioria.
 A melhor notícia é que os Côtes du Rhône possuem preços acessíveis, dependendo da safra - pode-se conseguir degustar um por menos de R$ 50,00.


Acharam a região de Rhône? Bem lá no meio e à esquerda!



Um bom final de semana a todos!

No comments:

Post a Comment