Thursday, March 1, 2012

Restos de fermento e um pão




 Descobri um tablete de fermento biológico perdido na geladeira, e assim domingo resolvi fazer pão. De todas as receitas culinárias, entre massas, peixes, carnes, o mais difícil pra mim é fazer massa caseira de pão. Aí, lendo um texto do chef lindão Olivier Anquier, descobri o motivo. Ele diz que o pão é um ser vivo, e que se for mau tratado, ou diante de qualquer alteração climática ou de humor, cresce diferente. Ou não cresce. Bem, em homenagem ao Olivier busquei uma receita de ciabatta no site dele, e do tal tablete perdido na geladeira saiu um novo pão, bem diferente do que eu esperava de uma ciabatta, mas não menos delicioso. Reduzi a receita pela metade - para quem quiser essa e outras receitas de pães do Olivier basta acessar aqui.

Ingredientes

500 g de farinha de trigo
1 tablete de fermento biológico (15 g)
1 colher de sopa de sal
50 ml de azeite de oliva
400 ml de água em temperatura ambiente

Modo de preparo

Inicialmente misture a farinha e o sal. Dilua o fermento na água, e adicione à farinha metade da água com fermento, mexendo bem. Despeje sobre a massa a outra metade da água com fermento e amasse bem, por cerca de dez minutos. A massa fica bem líquida, tá?!
Misture o azeite à massa e amasse com as mãos por mais dez minutos, até ficar mais consistente. Deixe a massa descansar por uma hora. Depois deste período (ela vai crescer bastante), coloque-a numa assadeira untada com azeite e farinha e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos. A minha massa ficou meio molenga, por isso a assei numa assadeira com bordas - ficou uma coisa mais parecida com focaccia! Finalizei com algumas ervas por cima. Bom apetite!




No comments:

Post a Comment