Todos nós temos alguma dificuldade, até naquilo que mais amamos fazer. Na cozinha não tenho medo de assar carnes, de temperar peixes ou de criar molhos, mas confesso que a Pastelaria me assombra. Essa arte de fazer massas de tortas, massas folhadas e bolinhos mil é, na minha opinião, a coisa mais difícil na Culinária. Assim como nos soufflés, tudo em Pastelaria tem que ser exato: a quantidade exata, no tempo exato, na temperatura ideal para a coisa acontecer. Por esse motivo, há cerca de um mês comprei um livro da Coleção Le Cordon Bleu (afinal, quem melhor que os franceses para nos ensinar como fazer croissants?) e hoje, finalmente, fui pra cozinha praticar. E... deu certo! Fiz a receita recomendada de massa aerada básica para tartes, misturei algumas dicas de recheio e tchã-tchã-tchã-tchã!
Ingredientes para a massa
100 g de manteiga sem sal fria picada em cubos
200 g de farinha de trigo
1 ovo
2 gotas de essência de baunilha
2 colheres de chá de água
Ingredientes para o recheio
- 1a. parte
30 g de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de açúcar
2 maçãs descascadas e picadas em cubos
60 g de nozes - pecã picadas
60 g de uvas - passas brancas
Canela em pó a gosto
- 2a. parte
3 gemas
3 colheres de sopa de açúcar
150 ml de nata (creme de leite espesso)
2 gotas de essência de baunilha
Modo de preparo
Primeiramente prepare a massa. Em uma tigela, coloque a farinha e a manteiga cortada em cubos. Com os dedos vá amassando os dois ingredientes, até obter uma "farofa". Faça um buraco no centro dessa mistura e despeje o ovo, anteriormente batido com a água e a baunilha. Misture todos os ingredientes até formar uma bola - neste ponto, se a massa estiver pegajosa, coloque um pouco mais de farinha - termine de moldar a bola de massa numa superfície lisa polvilhada com farinha. Embrulhe em plástico - filme e leve para refrigerar por 20 minutos.
Cá entre nós, porque pinto as unhas se elas vivem cheias de farinha? |
Siga para o preparo do recheio (1a. parte). Numa panela antiaderente, derreta a manteiga e o açúcar. Quando começarem a dourar junte as maçãs picadas e salteie - as por 3 minutos. Em seguida junte as nozes e as uvas-passas. Polvilhe canela, desligue o fogo e deixe esfriar.
Neste momento, já deve ter passado os 20 minutos de refrigeração da massa, certo? Vamos trabalhar com ela. Retire-a da geladeira. Numa superfície polvilhada com farinha, abra-a no diâmetro desejado - o ideal é utilizar uma fôrma de fundo removível de 25 cm de diâmetro. Depois de aberta, transfira com cuidado a massa para a fôrma (previamente untada com manteiga), adaptando-a ao formato da mesma. Em seguida, coloque um papel manteiga ou papel alumínio no fundo da fôrma e por cima disponha feijões - sim, feijões, sei que é estranho, mas serve para "pressionar" a massa e fazê-la secar no formato certo. Deixe no forno médio (180 graus) por 10 minutos.
Após os 10 minutos, retire a fôrma do forno. Retire os feijões e o papel. Volte a fôrma novamente ao forno por 15 minutos, ou até que a massa esteja dourada. Após os 15 minutos, retire a fôrma do forno e deixe-a esfriar.
Siga para o preparo da 2a. parte do recheio. Bata as gemas com o açúcar até formar um creme amarelo. Em seguida junte a nata e a baunilha. Bata com um fuet, peneirando em seguida. Reserve.
Agora estamos no ponto da montagem do recheio. Disponha a mistura de maçã e nozes na fôrma. Em seguida, despeje o creme de ovos por cima. Polvilhe canela a gosto e decore com nozes-pecã inteiras. Leve ao forno médio por 45 minutos, até que o recheio esteja firme. Bom apetite!
Queridos, ainda não tirei fotos da torta já cortada, mas em breve coloco mais fotos aqui! Grande beijo a todos e um feliz fim de semana.
Rafaella,
ReplyDeleteJá vimos que ficou linda, pela aparência eu queria era saboreá-la... rsrs
Beijo
Vânia