Friday, October 21, 2011

Torta de maçãs e nozes-pecã (e a perda de medos)


 Todos nós temos alguma dificuldade, até naquilo que mais amamos fazer. Na cozinha não tenho medo de assar carnes, de temperar peixes ou de criar molhos, mas confesso que a Pastelaria me assombra. Essa arte de fazer massas de tortas, massas folhadas e bolinhos mil é, na minha opinião, a coisa mais difícil na Culinária. Assim como nos soufflés, tudo em Pastelaria tem que ser exato: a quantidade exata, no tempo exato, na temperatura ideal para a coisa acontecer. Por esse motivo, há cerca de um mês comprei um livro da Coleção Le Cordon Bleu (afinal, quem melhor que os franceses para nos ensinar como fazer croissants?) e hoje, finalmente, fui pra cozinha praticar. E... deu certo! Fiz a receita recomendada de massa aerada básica para tartes, misturei algumas dicas de recheio e tchã-tchã-tchã-tchã!



Ingredientes para a massa

100 g de manteiga sem sal fria picada em cubos
200 g de farinha de trigo
1 ovo
2 gotas de essência de baunilha
2 colheres de chá de água

Ingredientes para o recheio

- 1a. parte
30 g de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de açúcar
2 maçãs descascadas e picadas em cubos
60 g de nozes - pecã picadas
60 g de uvas - passas brancas
Canela em pó a gosto

- 2a. parte
3 gemas
3 colheres de sopa de açúcar
150 ml de nata (creme de leite espesso)
2 gotas de essência de baunilha


Modo de preparo

 Primeiramente prepare a massa. Em uma tigela, coloque a farinha e a manteiga cortada em cubos. Com os dedos vá amassando os dois ingredientes, até obter uma "farofa". Faça um buraco no centro dessa mistura e despeje o ovo, anteriormente batido com a água e a baunilha. Misture todos os ingredientes até formar uma bola - neste ponto, se a massa estiver pegajosa, coloque um pouco mais de farinha - termine de moldar a bola de massa numa superfície lisa polvilhada com farinha. Embrulhe em plástico - filme e leve para refrigerar por 20 minutos.




Cá entre nós, porque pinto as unhas se elas vivem cheias de farinha?

 Siga para o preparo do recheio (1a. parte). Numa panela antiaderente, derreta a manteiga e o açúcar. Quando começarem a dourar junte as maçãs picadas e salteie - as por 3 minutos. Em seguida junte as nozes e as uvas-passas. Polvilhe canela, desligue o fogo e deixe esfriar.



 Neste momento, já deve ter passado os 20 minutos de refrigeração da massa, certo? Vamos trabalhar com ela. Retire-a da geladeira. Numa superfície polvilhada com farinha, abra-a no diâmetro desejado - o ideal é utilizar uma fôrma de fundo removível de 25 cm de diâmetro. Depois de aberta, transfira com cuidado a massa para a fôrma (previamente untada com manteiga), adaptando-a ao formato da mesma. Em seguida, coloque um papel manteiga ou papel alumínio no fundo da fôrma e por cima disponha feijões - sim, feijões, sei que é estranho, mas serve para "pressionar" a massa e fazê-la secar no formato certo. Deixe no forno médio (180 graus) por 10 minutos. 




 Após os 10 minutos, retire a fôrma do forno. Retire os feijões e o papel. Volte a fôrma novamente ao forno por 15 minutos, ou até que a massa esteja dourada. Após os 15 minutos, retire a fôrma do forno e deixe-a esfriar.
 Siga para o preparo da 2a. parte do recheio. Bata as gemas com o açúcar até formar um creme amarelo. Em seguida junte a nata e a baunilha. Bata com um fuet, peneirando em seguida. Reserve. 
 Agora estamos no ponto da montagem do recheio. Disponha a mistura de maçã e nozes na fôrma. Em seguida, despeje o creme de ovos por cima. Polvilhe canela a gosto e decore com nozes-pecã inteiras. Leve ao forno médio por 45 minutos, até que o recheio esteja firme. Bom apetite!



Queridos, ainda não tirei fotos da torta já cortada, mas em breve coloco mais fotos aqui! Grande beijo a todos e um feliz fim de semana.





1 comment:

  1. Rafaella,
    Já vimos que ficou linda, pela aparência eu queria era saboreá-la... rsrs
    Beijo
    Vânia

    ReplyDelete