Há meses atrás convidei alguns amigos para jantar. Na dúvida sobre o que fazer, pensei que uma noite de sábado pedia uma comida prática, interessante, saborosa, e que fizesse com que todos participassem. Porque, cá entre nós, não tem coisa mais chata do que ir numa casa onde você não pode mexer em nada, em que o anfitrião escolhe o que você come e o quanto você come! Neste jantar, arrumei a mesa de forma com que os convidados pudessem se servir e assim também escolher o quanto de pimenta queriam. Infelizmente há muita "lenda" sobre a comida mexicana, diria até que um preconceito, pois as pessoas dizem que é uma comida pesada, apimentada, gordurosa, e assim acham que vão morrer de azia no dia seguinte. Mentira. A comida mexicana é fruto da influência dos colonizadores espanhóis e de seus vizinhos americanos, baseando-se em grãos (milho/feijão), queijos, molho de tomate, carne bovina e pimenta de ardências variáveis. É uma comida nutritiva, bonita e saborosa, juro.
Eu considero a decoração algo de grande importância quando se recebe alguém. Não espero porcelanas ou cristais requintados, mas um vaso de flores na mesa melhora qualquer ambiente. Assim, na noite mexicana arrumei uma mesa colorida, com um vaso de gérberas vermelhas, e adicionei "tarjetas" que traziam o texto resumido sobre cada prato. Foi útil para aqueles que ainda não conheciam a comida mexicana, e ajudou a compor a decoração.
Sobre os pratos: nachos, tortillas, guacamole, burritos, chili são nomes importantes da culinária mexicana. Nachos são salgadinhos de milho crocantes, normalmente consumidos com molho de queijo (semelhantes aos Doritos tão conhecidos no Brasil). Tortillas são como pães feitos de farinha de trigo; São fininhas e maleáveis, sendo adicionadas de carne moída apimentada (chili), guacamole e molho de tomate formam os famosos burritos. Ah, e o guacamole...talvez o prato que mais sofra preconceito, já que leva abacate e é salgado, as pessoas nem experimentam e fazem aquela cara de nojo total! Engraçado isso no brasileiro: se aqui se come abacate com açúcar, o brasileiro acha que abacate salgado não presta. A gente não entende como os americanos conseguem tomar leite comendo carne, ou como o francês come gorgonzola com ovos pela manhã, e ainda tem quem se apavore com peixe cru. Vamos abrir nossas cabeças (e nossas bocas) para o mundo, minha gente. Cada país tem uma cultura que reflete em sua culinária, e experimentar essa diversidade pode ser maravilhoso.
Trago abaixo a receita usada para o guacamole. Espero que gostem.
Guacamole
Ingredientes
1 abacate
2 cabeças de alho amassadas
2 tomates picados sem sementes
1 cebola picada
Cheiro verde a gosto
Pimenta malagueta a gosto
3 colheres de suco de limão (evita que o abacate escureça)
Sal a gosto
Modo de fazer
Amasse o abacate até obter um purê. Junte aos outros ingredientes. Sirva com nachos ou burritos.
Pessoal, uma observação: na noite mexicana fiz o guacamole, o chili e uma salada verde. Os nachos, tortillas e as pimentas jalapeño (que eu adoro) foram compradas prontas, da Casa Fiesta. Segue link dos produtos: http://www.casafiesta.com/
MARAVILHOSO SEU BLOG! VOU TE SEGUIR, ADOREI :o)
ReplyDeleteSEMPRE COMPRO TORTILLAS PARA ME DIVERTIR NA COZINHA RS, MAS COMPRO DE OUTRA MARCA - WWW.VILLABUENA.COM.BR - PASSE NO MEU BLOG QUANDO QUISER!! BEIJOCAS, SIL
Obrigada Sil, vou passar no teu blog pra conhecer! Beijo grande!
ReplyDelete