Sunday, November 6, 2011

Calzone e um sábado feliz


 Há um mês atrás recebi uma receita de pizza enrolada de uma amiga. Pesquisei variações, acessei sites e outros blogs, e cheguei a uma receita ideal de massa "fofa" de pizza. Digo massa "fofa" porque a massa verdadeira de pizza leva apenas farinha, água gelada e fermento biológico. Mas para pizzas enroladas e na intenção de massas mais altas, podemos adicionar leite e ovos. Cresci numa família louca por pizza; É claro, descendentes de italianos vivendo em São Paulo, nada mais propício do que uma pizza no sábado à noite. Além da influência geral, sofri a influência de um pai "gourmet". Meu pai sempre fez massa de pizza em casa, e era uma delícia vê-lo amassar a farinha, esticar a massa, e depois colocar os recheios que quiséssemos. Meu pai, ao contrário de muitos outros homens, sempre foi de ajudar na cozinha, preparando pizzas, bacalhaus, massas, milhos cozidos e os melhores amendoins do mundo. Talentoso por natureza, meu pai cria bonsais e toca (lindamente) violão. Mas, querida mulherada, podem tirar o olho: meu pai é casado com uma mulher linda, charmosa e brava como uma leoa, que também é minha mãe! Bem, falei sobre meu pai porque foi ele que me socorreu ontem à noite. Preparei a massa e ela não crescia. Liguei para o serviço "SOS PAI", e ele me instruiu a trabalhar mais a massa, para que a farinha incorporasse melhor o fermento. Deu certo. Obrigada pai. Fica a dica aos leitores.

Ingredientes - rende dois calzones médios

Para a massa

6 xícaras de farinha de trigo
1 ovo
1/2 xícara de óleo de canola
1 xícara de leite morno
2 tabletes de fermento biológico (de 15 g cada)
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal

*1 gema para pincelar

Para o recheio

3 tomates italianos maduros picados
1 cebola média picada
300 g de muçarela picada
1 colher de sopa de orégano
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de pimenta calabresa
Folhas frescas de manjericão

Modo de preparo

 Numa tigela, dissolva o fermento no leite morno. Adicione o óleo, o ovo, o sal e o açúcar, mexendo bem. Vá juntando a farinha aos poucos, até que a massa esteja soltando das bordas (não esteja mais "grudenta"). Misture bem a massa, formando uma bola. Deixe descansar por cerca de uma hora, ou até que ela dobre de volume.
 Enquanto isso, misture todos os ingredientes do recheio numa vasilha - os tomates, a cebola, o manjericão e o queijo. Tempere com azeite, pimenta, sal e orégano. Reserve.
 Abra a massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Recomendo dividir em duas porções, para originar dois calzones médios. Disponha o recheio no centro da massa aberta, fechando a massa como uma "meia lua". Pincele gema de ovo por cima, transfira para  uma assadeira e leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que os calzones estejam dourados. 



Sobre o sábado feliz. Preparei esse calzone numa noite quente de Novembro, na companhia do meu marido e de nossa filha postiça, a Matilda. E me dei conta que não tem nada que me traga maior felicidade do que estar com quem amo. E você? O que te faz feliz?
Para quem não conhece a Matilda - essa cachorrinha danada tem arrebatado todos os corações, deixando avós, bisavós, tia, pais, todos apaixonados por ela. De tanto amor, ontem fiz uma porção de massa com menor quantidade de óleo e açúcar, recheei com tomate e manjericão (que ela adora) e fiz um mini - calzone para a pequena. É esse pequenininho que está na foto acima! E aqui embaixo, a foto do momento "degustação" da princesa. Fala sério, na próxima vida quero nascer cachorro...

Beijos a todos.



Conheça a história do Calzone AQUI.

1 comment:

  1. Rafaella,
    Sou fã do calzone, sempre faço o integral, esse recheio também fica ótimo.
    Aqui em casa também temos uma danadinha boxer que é um amor.
    Boa semana.
    Vânia

    ReplyDelete