Até agora eu ainda não havia me rendido à moda dos cupcakes. Esses bolinhos simpáticos fizeram um sucesso tremendo nos últimos tempos, e eu, que sou avessa a todo tipo de "febre" - tais como unhas azuis e cantores-lançamento, não tinha feito nenhum. Até que ganhei o livro da Barbara Fairchild, comentado no último post, e vi umas receitas de bolinhos - foi o despertar desse meu lado confeiteira que até então dormia. Os primeiros cupcakes foram de limão siciliano recheados com geléia de goiaba e cobertura de cream cheese. A inspiração veio da receita "Lemon-Raspberry Cupcakes", do livro da Barbara, com a substituição de alguns ingredientes: o buttermilk, que não existe no Brasil e foi feito de forma tupiniquim aqui em casa, a farinha "self-rising", que é a farinha americana que já vem com fermento - eu utilizei farinha de trigo comum e adicionei fermento químico à parte - e a geléia de raspberry, que eu substituí sem culpa pela de goiaba, que era a única dando sopa na geladeira. Confesso que o bolinho não cresceu muito e ficou menos "fofo" do que eu gostaria, mas para uma estreante em cupcakes, mereço nota 8.
Ingredientes - rende 12 cupcakes
1 copo e meio de farinha de trigo
1 colher de sopa cheia de fermento em pó
3 colheres de sopa de cascas de limões sicilianos raladas
180 g de manteiga sem sal
2 ovos
1/4 copo de buttermilk*
2 colheres de sopa de suco de limão siciliano
3 copos de áçucar de confeiteiro
12 colheres de café de geléia de goiaba
*Buttermilk: em um copo de 200 ml de leite integral, adicione 1 colher de sopa de suco de limão. Misture e deixe descansar por 10 minutos.
Para a cobertura:
1 embalagem de 150 g de cream cheese
1 colher de chá de essência de baunilha
1 copo de açúcar de confeiteiro
Confeitos diversos para decorar
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Numa vasilha, misture a manteiga, o açúcar e as raspas da casca do limão, até obter um creme amarelo-claro. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem. Junte metade da farinha e bata, depois adicione o buttermilk, as duas colheres de suco de limão e o restante da farinha, batendo bem até obter uma massa bem macia.
Coloque uma colher de sopa da massa em cada fôrminha de papel (encontradas em casas de confeitaria e lojas de artigos para festas). Coloque uma colher de café de geléia no centro da massa de cada uma das fôrminhas, cobrindo em seguida com o restante da massa, até preencher 3/4 das fôrmas. Leve para assar por 23 minutos, ou até que um palito espetado no centro da massa saia limpo.
Ao final deste tempo, retire do forno e deixe esfriar.
Siga para a montagem da cobertura: numa vasilha, misture o cream-cheese com a essência de baunilha e o açúcar de confeiteiro. Coloque essa mistura num saco de confeitar e faça a decoração no topo de cada bolinho, finalizando com os confeitos. Bom apetite!
O super-marido falou que cupcakes assim, muito coloridos, têm cara de festa de criança. E você leitor, acha que nós adultos temos que levar a vida sempre com seriedade? Ou podemos levar a vida com mais leveza de vez em quando? Ser criança um pouco? Hum?
Beijos a todos.
Rafaella,
ReplyDeleteOs cupcakes estão lindos, devem ter ficado deliciosos, muito boa receita.
Beijo
Vânia
Obrigada Vânia! Como falei, ficaram bem menos fofos do que eu gostaria, mas com o tempo melhora! rs Beijos!
ReplyDelete